As grandes ocasiões são sempre assim, polémicas. O que deverá ter oposto Gregos a Troianos, no lo sei, mas ainda hoje a questiúncula persiste: agradar a todos, para além de tarefa humanamente impossível, é igualmente laborosa e frustrante. E não havia de ser diferente no Natal, pois claro que não.
O Natal está inquestionavelmente ligado ao material. Concordamos todos no como sabe bem receber aquele esporádico telefonema, ver a família reunida, conviver numa jantarada avermelhada noite adentro, etc... Mas sejamos francos, toda a gente gosta de desembrulhar uma prendinha ou outra. Eu adoro receber, mas tenho também especial gosto em oferecer. E nunca compro por comprar. Por isso detesto sentir que o fazem comigo ou, PIOR, sentir indiferença pela minha oferta. Mas acontece. (Por isso, não me venham dizer que o que conta é a intenção, que não é isso que tenho constatado!)
Depois há um fenómeno curioso: as etiquetas com o custo dos produtos encolhem. É engraçado como os preços engordam e passam a encher a etiqueta quase toda de um mês para o outro...
Outra coisa muito agradável é ver as crianças mergulhadas numa relação muito próxima com o menino Jesus - "ó menino, juro portar-me muito bem se me trouxeres uma consola xpty, para além da bike, do mp3 e da PSP que já vi debaixo do pinheirinho e dos 125 euros que fulano e sicrano me vão dar..."
Mas o ex-libris desta época é ver os senhores condutores imbuídos do espírito natalício: vermelhuxos como o Pai Natal, ágeis de braços e dedos que se apressam a pôr de fora do vidro, numa ânsia louca de comunicarem com os seus congéneres rodoviários. E apitam vigorosamente, como nos casamentos. Comovente.
A cereja no topo do bolo: este mesmo bolo, o rei, cuja cereja é cristalizada, acompanhado de 1 pão-de-ló da pastelaria Caneiros custa 28 euros! Depois falam na supremacia das marcas brancas tipo Pingo doce e Lidl em detrimento do certificado de qualidade...
6 comentários:
Se comesses um bolo.rei de chocolate como o que eu comi até davas um braço! (pronto, devo estar a exagerar um bocadinho =P)
É verdade.. a parte das intenções é tudo uma treta.. não conheço ninguém que não goste de um bom rol de prendas!E pronto, viva o Natal!=P**
Eu também já ouvi falar desse delicioso bolo rei de chocolate! Não é da Caneiros mas é no don Marco que também é chic 8a publicidade deles lá na radio é com um tipo a imitar o D.Duarte de Bragança a dizer : "Isabelinha...não te trocava por nada deste mundo!....a não seer por um bolo rei escangalhado do D.Marco claro!..."
O Natal é fixe! Eu tb gosto de oferecer prendas.Tenho pena de não as "produzir" eu e em determinadas circunstancias não haver guito para dar determinado artigo. Mas gosto essencialmente de dar!!!
Eu adoro dar... recebi muitas coisas mas nem liguei muito, embora todas as prendas fossem exactamente o que eu queria...
A minha alegria no Natal está em ver a reacção de cada pessoa à recepção do presente que eu escolhi... e este ano, ao contrário dos anteriores, a estrela da festa não foi a minha sobrinha, mas o meu pai! A loucura! Mesmo! :)
Um must este Natal! Já estou em count down pro próximo!
Kisses
Oh Isa até fiquei com dor de cabeça ao ler o teu apanhado do natal. Muita familiaridade com o que muito bem escreveste!
Eu gosto muito de dar, com a idade (até parece que sou velha...) comecei a gostar muito mais do que de receber. e este ano dei tanto que a minha conta ainda ronca como um estômago vazio.. :D logo eu q n queria gastar um chavo este ano (e calhou-me logo o ano em q mais gastei).
de resto, a cara de frete perante algumas ofertas, as prendas "forçadas", mas sobretudo a educação das pessoas nesta época de enchente nas vias de acesso e nos shoppings causam-me cefaleias... e saio à rua e parece q o natal de alguns (prendas) ainda não aconteceu..
Isa o Bolo Rei do Lidl é bem bom e mt mais barato:)
Já tava com saudades
Kiss
Paula: na keiras comparar! Caneiros chula, mas é freskinho, fófi e saboroso. Lidl é seco... Bem, mas na relação qualidade - PREÇO, se calhar ganha...Xuac!
Pois é Flávia, lembro-m d t sugerir fazer prendas pa na gastares! (sou mt boa a opinar, eh eh), xuac
Ianiat, o teu papi? Bizarro, normalmente papis só recebem garrafas e meias e camisas e cachecóis. Foi a "vingança" por todas as prendas simbólicas de todos os papis do mundo, lol
Jorge e Sweetie, amanha vo arriscar esse d chocolate!
Enviar um comentário