05 dezembro 2008

I Challenge U

... o desafio consiste em, SEM BATOTICES! (i.e., sem consultar livros, net, seja o que for), conjugar o verbo POLIR no Presente do Indicativo.
Vá: Eu ...
Tu ..
--------------------------------------------------------------------------------
Ora bem, parese que este verbo é mesmo ranhosinho de todo, oferecendo algumas dúvidas.
Então, dois sites sugerem-nos:

pulo, pules, pule, polimos, polis, pulem
Um outro (que inclui a hedionda palvra "linguística" no seu endereço... UUUuuuhh...), dá-nos apenas 2 formas do plural:
Eu por mim aceito a sugestão do Jorge: eu lixo, tu lixas, ... Até sempre.
Ah! Para quem acertou, o prémio é uma salvinha de palmas: tá-tá-tá-tá-tá... [Não é estranho não haver uma representação gráfica do som provocado pelas palmas?...]

4 comentários:

Jorge Rita disse...

Eu pulo ??
Tu pules???
Ele pole???
Nós polimos
Vós polis
Eles pulem

Não se pode trocar o verbo pela expressão "Eu puxo o lustro, tu puxas, ele puxa"????É que Pucha!isto é dificil!!!
:)

Rita disse...

Eu pulo
Tu poles
Ele pole
Nós polimos
Vós polis
Eles polem

Será?

irre_place_able disse...

Como já pesquisei não conta, né? :P

Temos que nos lembrar de verbos-consideravelmente-dificeis de conjugar!

Kiss

Anónimo disse...

Ora bolas :(
Eu polo, tu poles, ele(a) pole, nós polimos, vós polis, eles polem ????
Há prémio para quem acertar? :P