28 dezembro 2008

Rescaldo Natalício

As grandes ocasiões são sempre assim, polémicas. O que deverá ter oposto Gregos a Troianos, no lo sei, mas ainda hoje a questiúncula persiste: agradar a todos, para além de tarefa humanamente impossível, é igualmente laborosa e frustrante. E não havia de ser diferente no Natal, pois claro que não.

O Natal está inquestionavelmente ligado ao material. Concordamos todos no como sabe bem receber aquele esporádico telefonema, ver a família reunida, conviver numa jantarada avermelhada noite adentro, etc... Mas sejamos francos, toda a gente gosta de desembrulhar uma prendinha ou outra. Eu adoro receber, mas tenho também especial gosto em oferecer. E nunca compro por comprar. Por isso detesto sentir que o fazem comigo ou, PIOR, sentir indiferença pela minha oferta. Mas acontece. (Por isso, não me venham dizer que o que conta é a intenção, que não é isso que tenho constatado!)

Depois há um fenómeno curioso: as etiquetas com o custo dos produtos encolhem. É engraçado como os preços engordam e passam a encher a etiqueta quase toda de um mês para o outro...

Outra coisa muito agradável é ver as crianças mergulhadas numa relação muito próxima com o menino Jesus - "ó menino, juro portar-me muito bem se me trouxeres uma consola xpty, para além da bike, do mp3 e da PSP que já vi debaixo do pinheirinho e dos 125 euros que fulano e sicrano me vão dar..."

Mas o ex-libris desta época é ver os senhores condutores imbuídos do espírito natalício: vermelhuxos como o Pai Natal, ágeis de braços e dedos que se apressam a pôr de fora do vidro, numa ânsia louca de comunicarem com os seus congéneres rodoviários. E apitam vigorosamente, como nos casamentos. Comovente.

A cereja no topo do bolo: este mesmo bolo, o rei, cuja cereja é cristalizada, acompanhado de 1 pão-de-ló da pastelaria Caneiros custa 28 euros! Depois falam na supremacia das marcas brancas tipo Pingo doce e Lidl em detrimento do certificado de qualidade...

6 comentários:

sweetie disse...

Se comesses um bolo.rei de chocolate como o que eu comi até davas um braço! (pronto, devo estar a exagerar um bocadinho =P)
É verdade.. a parte das intenções é tudo uma treta.. não conheço ninguém que não goste de um bom rol de prendas!E pronto, viva o Natal!=P**

Jorge Rita disse...

Eu também já ouvi falar desse delicioso bolo rei de chocolate! Não é da Caneiros mas é no don Marco que também é chic 8a publicidade deles lá na radio é com um tipo a imitar o D.Duarte de Bragança a dizer : "Isabelinha...não te trocava por nada deste mundo!....a não seer por um bolo rei escangalhado do D.Marco claro!..."
O Natal é fixe! Eu tb gosto de oferecer prendas.Tenho pena de não as "produzir" eu e em determinadas circunstancias não haver guito para dar determinado artigo. Mas gosto essencialmente de dar!!!

Ianita disse...

Eu adoro dar... recebi muitas coisas mas nem liguei muito, embora todas as prendas fossem exactamente o que eu queria...

A minha alegria no Natal está em ver a reacção de cada pessoa à recepção do presente que eu escolhi... e este ano, ao contrário dos anteriores, a estrela da festa não foi a minha sobrinha, mas o meu pai! A loucura! Mesmo! :)

Um must este Natal! Já estou em count down pro próximo!

Kisses

Anónimo disse...

Oh Isa até fiquei com dor de cabeça ao ler o teu apanhado do natal. Muita familiaridade com o que muito bem escreveste!

Eu gosto muito de dar, com a idade (até parece que sou velha...) comecei a gostar muito mais do que de receber. e este ano dei tanto que a minha conta ainda ronca como um estômago vazio.. :D logo eu q n queria gastar um chavo este ano (e calhou-me logo o ano em q mais gastei).

de resto, a cara de frete perante algumas ofertas, as prendas "forçadas", mas sobretudo a educação das pessoas nesta época de enchente nas vias de acesso e nos shoppings causam-me cefaleias... e saio à rua e parece q o natal de alguns (prendas) ainda não aconteceu..

Anónimo disse...

Isa o Bolo Rei do Lidl é bem bom e mt mais barato:)
Já tava com saudades
Kiss

Isandes disse...

Paula: na keiras comparar! Caneiros chula, mas é freskinho, fófi e saboroso. Lidl é seco... Bem, mas na relação qualidade - PREÇO, se calhar ganha...Xuac!

Pois é Flávia, lembro-m d t sugerir fazer prendas pa na gastares! (sou mt boa a opinar, eh eh), xuac

Ianiat, o teu papi? Bizarro, normalmente papis só recebem garrafas e meias e camisas e cachecóis. Foi a "vingança" por todas as prendas simbólicas de todos os papis do mundo, lol

Jorge e Sweetie, amanha vo arriscar esse d chocolate!