12 setembro 2009

Conversas geracionais



Não sei como é que vai ser daqui a 20 ou 30 anos, palavra de honra que não sei... Quando os meninos e meninas da minha geração se encontrarem na rua, no shopping, nas caminhadas higiénicas da noite ou num qualquer ciber espaço, vai ser um tédio de morte. Já estou a ver:


- Então fulana, que contas?


- Ah, nada de especial, estou a deixar fluir as energias kármicas.


- Ah sim? Então e que pensas acerca da tua situação de desemprego que já dura há 7 anos?


- Ai, isso é a forma como o universo reage à minha energia de autopunição; vou ter que encontrar o meu caminho autoreflectindo.


- Pois, tá bem... Então e há novidades para emagrecer?


- Nas últimas 16 horas estive na net e não vi nada de novo...


- Hum... Vá, então até prá semana e bom Natal se não nos virmos antes da próxima reencarnação, beijinho, fica bem.


Já as nossas mães, ah!, isso são conversas das rijas, que engatam uma na outra como se estivessem com fome de blá blá de 3 quinze dias. Ainda no outro dia cheguei a casa e estavam uns primos, vizinhos do Nuno Melo do PP - solteiro-bom partido que me parece que anda de Porsche na estrada Guimarães-Famalicão -, a ajudarem os papis a malhar o milho. Entrei na onda fazendo as vezes de lavradeira brejeira e quando dei por ela já estava completamente vidrada naquela troca verbal.


(Primo, virado pra mim) Olhe priminha, a minha filha é que é filha-da-puta-cara-de-penico. Tem mesmo a mania qué engenheira. Eu já lhe disse, "qualquer dia vais-te foder qu´apanhas um patrão que te faz amochar..."; mas ela é torcida. Já o meu filho é um simprólitas... Mas quando vinham cá ao fim-de-semana da universidade, não lhes perdoava nadinha: tractor pa trás e pá frente, estrumar, sulfatar. Os cabrões trabalhavam de manhã à noite. E agora dão valor à vida, mai´nada. [papi olhando pra mim, com ar de sentido arrependimento...]


(Entretanto, mami falando com tatá) A do canto de cima já malhou o milho há quase uma semana. É... É verdade, já viu a Rosa do botóboi? Diz que andou assim assim, meia adoentada mas lá tava ela no Domingo ao fim da missa. É do caraigo! Olhe que essa mulher já passou do diabo... Quando éramos moças e íamos entregar os cartilhos de leite porta a porta e ela levava duas rasas em cima da cabeça... [Etc, etc]

Pois que não sei como vai ser o nosso futuro. Mas digo-vos já que não há PIB, colecção Outono-Inverno da Gucci, "Anatomia de Grey", Caso Freeport ou conversa de chacha sobre a instabilidade climatérica que bata o papinho dos nossos papis e mamis!

Sem comentários: